Afinal, o que é ter sucesso?



       
As pessoas, o tempo todo e em todos os lugares, almejam alguma forma de sucesso, seja ele profissional, sentimental ou financeiro, mas afinal, o que realmente é tê-lo? 

     Quando se fala em sucesso, logo vem à cabeça a ideia de alcançar algum tipo de resultado em alguma área; mas será essa a única resposta possível para esta pergunta? 

     Vivemos em um mundo do qual a competição lamentavelmente se transformou em regra, e com isso as pessoas instalaram em seu subconsciente a necessidade desenfreada em competir umas com as outras, principalmente quando o assunto é a obtenção de status. Trata-se de um gatilho perfeito para regar a semente do ego e fazê-lo crescer cada vez mais. Quando “ter sucesso” vira apenas alimento para a vaidade, imediatamente ele perde seu real significado. 

     Podemos considerar de modo simplista o significado de sucesso como a superação de obstáculos e o atingimento de um objetivo pré-estipulado que o envolvido estabeleceu para si. O senso comum dá diversos significados que não coincidem com esta definição, como por exemplo adquirir bens materiais em demasia, possuir status social elevado, dentre outros. Tal imposição faz com que as pessoas fiquem cegas em prol deste pseudo “sucesso”, dispostas a qualquer coisa para atingi-lo, ainda que para isso tenha que sacrificar sua saúde mental e prostituir-se (em alguns casos até literalmente), abrindo mão de quem realmente são em detrimento dessa servidão ao senso comum. 

     O sucesso genuíno é aquele em que os objetivos pré-definidos estão associados aos mais íntimos desejos do envolvido; objetivos estes que tem a ver com os propósitos de vida que o indivíduo estabeleceu para si e que realmente trazem a satisfação que transcende o ego e que transforma a sua existência em algo além do simples viver por viver. 

     Quando o sucesso é de fato verdadeiro em sua essência, não há nenhuma necessidade em prová-lo a ninguém. Ele possui a verdade enraizada em seu âmago e não possui qualquer compromisso com o senso comum, muito menos com a necessidade de colocá-lo em uma vitrine para estar visível a todos. O conceito de ter sucesso e a sua obtenção varia de pessoa para pessoa. Aos olhos de terceiros, o “sucesso” que alguém obtém em determinada área pode não ser algo extraordinário, mas para quem o atingiu pode ser uma conquista importante, por exemplo: para a pessoa “A” constituir família e mantê-la em harmonia é sinônimo de sucesso; para a pessoa “B” esta situação pode ser algo supérfluo, sendo que para ela o sucesso é viajar e conhecer várias cidades pelo mundo. 

     Tendo em vista os exemplos anteriores, o conceito de ter sucesso é muito mais amplo e complexo do que se imagina, pois está ligado diretamente aos valores e visão de mundo que cada pessoa possui. Quando há o entendimento de que o sucesso é algo individual e é independente do que é imposto pelo senso comum, a vida fica mais leve. A partir daí surge a lucidez necessária para que qualquer um possa caminhar em prol de seus objetivos. 

     Em suma, o sucesso além de individual é personalizado. Não há o que se falar se uma pessoa é ou não detentora dele por meio de comparação, haja vista que o que é conveniente para si pode não ser para o outro e vice versa. O sucesso está disponível a todos que ousam ter coragem em viver suas vidas de forma leve e com um propósito que vai além das aspirações da vaidade indecente e caprichosa do ego. 

Texto autoral de Maycon de Souza


Comentários

Mais visitadas

A importância de saber aonde se quer chegar

Mobilismo x Imobilismo: Quem tem razão, Heráclito ou Parmênides?

Uma Abordagem Transcendental do Conhecimento