Fuja da Positividade Tóxica
Está na moda falar sobre as pessoas tóxicas, expressão criada para caracterizar aqueles que ao invés de agregar e somar à vida dos outros, se tornam um estorvo e criam uma atmosfera de negatividade, além de fazerem de tudo para colocar o outro para baixo. Muitas vezes estes indivíduos agem inconscientemente, sem nem mesmo imaginarem o quão nocivos estão sendo. Na realidade, são as atitudes das pessoas que as tornam tóxicas, no entanto, como qualquer comportamento, esse também pode ser alterado (caso seja o interesse do envolvido). Diante deste contexto, surge o outro lado da moeda que, por sua vez, desperta muitas controvérsias no momento em que é abordado: a positividade tóxica.
Agir com positividade é acreditar que tudo vai terminar bem, é descartar a possibilidade do erro, é ter fé de que as coisas podem e devem melhorar. Ter atitudes positivas não é o problema, muito pelo contrário. Para realizar algo que se pretende, antes de mais nada é necessário imaginar-se alcançando aquele objetivo. O ponto problemático é quando a positividade passa a ser a principal ferramenta para o alcance de metas. Neste contexto, o indivíduo passa a desprezar a racionalidade e fecha completamente os olhos para a realidade, deixando-se mergulhar em uma positividade inerte que o impede de enxergar as possibilidades de que algo possa dar errado. A partir dessa visão míope, ele deixa de pensar nas alternativas de solução para os problemas que eventualmente surgem ao longo do caminho.
Há um dito popular que diz: “a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.” Essa frase nunca fez tanto sentido ao se abordar um assunto como a positividade. Muitas pessoas se embriagam em um falso positivismo e acreditam que assim estão avançando rumo ao objetivo almejado, quando na verdade estão apenas criando uma ilusão e mentindo para si mesmos. De que adianta fingir que tudo vai dar certo sendo que você não toma nenhuma atitude prática para que aquilo que deseja aconteça?
É comum as pessoas tentarem ajudar o outro que está passando por um momento delicado na vida ao dizer genericamente: “vai dar tudo certo”, “você vai conseguir” ou “tudo se resolverá”. Tenho certeza de que em algum momento todo mundo já disse isso a alguém, porém, afirmar isso sem ter a menor noção do que o outro está de fato sentindo pode gerar um efeito oposto ao desejado. Quando algo depende exclusivamente da ação da outra pessoa, não é possível ter certeza de que tudo vai se resolver.
A resolução de um problema depende das ações do próprio envolvido. Somente ele tem o comando de sua própria vida e sabe o que é melhor para si. O máximo que um terceiro pode fazer é mostrar qual é sua visão de mundo diante daquele problema, sem fazer nenhum juízo de valor e somente se dispor em ajudar no que estiver à sua alçada. Quem é o responsável por fazer as coisas melhorarem é somente o dono daquele problema.
Há um mercado muito lucrativo que vende positividade a quem sente a necessidade em consumi-la. É muito comum a comercialização de livros que prometem soluções milagrosas por intermédio de um pseudo positivismo desmedido, que visa convencer os interessados de que tudo é possível, desde que sigam corretamente as instruções ali contidas. Outro nicho muito explorado nos dias atuais é o mercado de coaching. A exemplo do que é prometido em alguns livros, muitos destes profissionais também comercializam a “solução milagrosa". Ressalto que não são todos os escritores de autoajuda e coaches que agem de maneira irresponsável no que tange a positividade tóxica, mas muitos infelizmente o fazem com objetivo exclusivo em lucrar.
Tudo elevado ao excesso, mesmo as coisas boas, é prejudicial, e com a positividade não é diferente. É possível implantar o realismo no cotidiano sem se tornar pessimista, da mesma forma que é possível acreditar que as coisas darão certo sem usar a positividade tóxica. O equilíbrio é a palavra-chave responsável por destrancar as portas dos caminhos que se pretende seguir.
Texto autoral de Maycon de Souza
Muito bom. Resume bem. Umas partes interessantes do positivismo tóxico é negação da realidade, para algo ser bom não pode haver dificultadores, tristesa...
ResponderExcluirÉ um mal contemporâneo.
Exatamente! Negar a realidade é como um cavar buraco dentro de um poço achando que estará seguro lá.
Excluir