Olá, sou Maycon de Souza, escritor e filósofo brasileiro. Autor do livro "A Miserável Banalidade do Descartável", meu trabalho explora as complexidades das relações humanas e o comportamento sociológico através da filosofia.
Além de escritor, sou criador do canal e podcast "Vida Cotidiana", onde compartilho reflexões sobre temas atuais e busco promover o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Também sou host do podcast "Agora Talks", onde converso com diversos convidados.
Frases do tipo: "você pode ser o que você quiser ser" ou "basta se esforçar que você alcançará todos os seus objetivos", praticamente se tornaram uma espécie de mantra dentro da conjuntura consumista que estamos inseridos.
Essa suposta "cultura do mérito" cria uma demasiada competitividade por status, o que torna muitas pessoas bitoladas na compulsão patológica em mostrar para todos que "venceu na vida".
É sobre esse conceito de meritocracia que vamos conversar aqui. Te convido a assistir e a deixar sua opinião na seção de comentários.
Se mostrar como uma pessoa puritana, principalmente nos dias atuais, se tornou quase uma necessidade fisiológica.
Os "soldados da paz e da benevolência" estão espalhados por aí, sempre com um discurso voltado à sinalização de virtudes, quando na realidade isso não passa de uma mera maquiagem para esconder seus principais defeitos.
É sobre o pseudo puritanismo e seus agentes propagadores que vamos conversar aqui. Te convido a assistir e a deixar sua opinião na seção de comentários.
Cada ser humano é dotado de uma singularidade que o distingue dos demais, ainda que existam muitas similaridades que podem induzir a acreditar em uma certa igualdade.
Nesse cenário, a personalidade de um indivíduo age como uma espécie de "identidade cognitiva", o que faz com que ele seja um ser exclusivo dentre os demais.
Assim, necessário se faz entender como a personalidade se constitui para que seja possível ter autoconhecimento e consequentemente entender suas atitudes diante da vida.
É sobre esse assunto que conversaremos aqui. Te convido a assitir e a deixar sua opinião na seção de comentários.
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VEIO PARA FICAR? (o chatGPT e suas implicações)
Não há dúvidas de que a tecnologia tem mudado o mundo em que vivemos, trazendo novas possibilidades e melhorias significativas em muitas áreas.
Dentre as várias características da tecnologia, a mais significativa delas é a inovação, assim, podemos citar a inteligência artificial como uma das mais promissoras e controversas tecnologias da atualidade, em especial a bola da vez, que é o Chat GPT.
Como toda novidade, ele é alvo de críticas e elogios, tornando-o uma ferramenta polêmica em várias esferas da sociedade. É sobre esse assunto que vamos conversar aqui. Te convido a assistir e a deixar sua opinião na seção de comentários.
Publicado em 27/03/23
Para mais vídeos, acesse nosso canal no YouTube através do link:
A vida passa muito rápido e as situações ao nosso redor se modificam constantemente, quer queiramos ou não. O tempo não pede licença para agir, ele simplesmente segue seu curso independente das circunstâncias. A pergunta que não se cala é: estamos fazendo o mesmo ou apenas vivemos atolados na inércia? Somos seres detentores de vícios e virtudes; estas características são responsáveis por moldar nosso entendimento sobre qual caminho seguir, entretanto, muitos não possuem essa compreensão. A falta deste entendimento nos indivíduos faz com que a cegueira os abata e consequentemente faz com que o acaso e as circunstâncias os conduzam a seu bel prazer. Há algum sentido em viver? Há algum caminho considerado certo ou errado? Existe destino? Temos de fato poder para mudar o curso de nossas vidas? Estas são questões que frequentemente visitam àqueles que se dispõem a criar um objetivo de vida. Não seria por menos, afinal, não são as respostas que movem o mundo, mas ...
Não restam dúvidas de que os filósofos pré-socráticos foram essenciais para que o pensamento crítico se tornasse um instrumento de resolução de problemas e construção das mais variadas formas de ciências. Heráclito e Parmênides, duas figuras aparentemente antagônicas, desbravaram o território do debate por intermédio de duas correntes de pensamento que, mais tarde, vieram a ser chamadas de mobilismo e imobilismo. Como a própria nomenclatura sugere, o mobilismo de Heráclito defendia que a essência das coisas é a mudança, que tudo está o tempo todo passando por constantes transformações, ao passo que o imobilismo de Parmênides defendia que o estático era a única explicação plausível para as coisas, e que elas, por sua vez, são predestinadas a atenderem a uma demanda linear do universo. Platão concordava em partes com o discurso de seus antecessores, porém, compreendia que havia algumas lacunas em ambos que deveriam ser analisadas. No discurso ...
Ao longo da história, a curiosidade sempre foi uma obsessão do ser humano. Aquilo que ele via, mas não sabia o que significava, era motivo de grande desprendimento de energia, cujo objetivo era obter explicações plausíveis em relação àquilo que, a priori, lhe causava estranheza. Com o advento da filosofia e sua solidificação enquanto parte fundamental do processo de obtenção de conhecimento, várias teorias surgiram como meios para se atingir a determinados fins, sejam eles científicos ou não. Dentre as várias teorias do conhecimento, destacam-se o racionalismo e o empirismo, ambos frutos da era moderna. Estes, apesar de antagônicos, trazem consigo conceitos e metodologias convincentes, o que, em sua época, ocasionou uma espécie de embate entre os pensadores defensores de cada uma dessas vertentes. Os opositores apontavam erros crassos tanto no racionalismo quanto no empirismo, o que tornou o debate ca...
Comentários
Postar um comentário